O CIEN-RJ

O CIEN, Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Criança e o Adolescente, é uma instância ligada ao Campo Freudiano que se dedica à abertura da relação da Psicanálise com outras disciplinas. O trabalho do CIEN acontece a partir dos impasses originados no trabalho cotidiano nas instituições que se dedicam às crianças e adolescentes, relatados tanto pelos sujeitos assistidos quanto pelos profissionais das diversas áreas que deles se ocupam, seja no campo da educação, da saúde, da assistência social, da saúde mental, da justiça ou em iniciativas intersetoriais.
O CIEN no Rio de Janeiro promove encontros regulares na primeira terça-feira de cada mês para uma conversação instigada por um convidado ou por um tema que envolva a criança e o adolescente na contemporaneidade.
Esse ano trataremos de alguns temas recolhidos das experiências dos Laboratórios: violência, inclusão, diagnóstico e medicalização, entre outros. Debruçando-nos sobre as experiências, visamos a recolher o que se produz na contingência dos encontros das Conversações, destacando o elemento novo que enlaça as diversas disciplinas e dá lugar às soluções singulares para os impasses encontrados.
Além disso, o Cine CIEN busca, a partir da exibição de filmes, levar a proposta do CIEN aos espaços públicos coletivos, ampliando o debate para questões fora das instituições. O CIEN Brasil difunde sua escrita na forma de uma revista digital com artigos, entrevistas e contribuições a partir do material das investigações e conversações realizadas pelos seus laboratórios e participantes. Não deixem de conferir em http://cien-brasil.blogspot.com.br/p/cien-digital.html

Datas: 06/fevereiro; 06/março; 03/abril; 08/maio; 05/junho.
Horário: 20h30
Frequência mensal.

Ana Beatriz Rocha Bernat - Coordenação CIEN-Rio
Anna Luiza de Almeida e Silva e Vânia Gomes - Colaboração na coord. CIEN-Rio
Gisele Fleury e Jorge Carvalho – Comissão Cine-Cien