2017-2019
 
A Biblioteca da EBP-Rio é um espaço vivo de elucidação do ato de leitura, de formação crítica do leitor e, sobretudo, de preservação da obra de Freud, do ensino de Lacan, da orientação de Jacques-Alain Miller e demais autores psicanalíticos, tanto os clássicos quanto os contemporâneos. 

Está inscrita na Federação Internacional de Bibliotecas de Orientação Lacaniana – FIBOL – sob a direção de Judith Miller. Participa da rede constituída pelas seis bibliotecas das Seções da EBP que possuem um banco de dados comum de livre acesso ao leitor interessado em seu acervo.

Além de espaço privilegiado que muito tem contribuído para a formação permanente dos analistas/praticantes da psicanálise da Escola fundada por Lacan, tem suas portas abertas a pesquisadores que têm se beneficiado da consulta a seu precioso acervo. Juntamente com textos psicanalíticos, possui obras de autores de outros campos de saber e, por meio de permutas com outras bibliotecas que fazem parte da FIBOL, procura manter-se sempre em dia com os avanços da psicanálise, assim como pela aquisição de livros e periódicos nacionais e internacionais. Possui ainda vídeos com conferências, palestras e entrevistas de pensadores da psicanálise ou de áreas afins, e ainda gravações de alguns Seminários promovidos pelo Conselho e pela Diretoria da EBP-Rio, além de atividades realizadas pela Biblioteca.

Ultrapassando suas portas e mesmo as portas da nossa Escola, a biblioteca tem promovido encontros e debates na cidade, através de parcerias enriquecedoras, como a que temos com o Consulado da França.

Possuímos também uma publicação própria – Arquivos da Biblioteca – uma revista específica da biblioteca, com periodicidade anual, na qual divulgamos conferências nacionais ou internacionais sobre temas psicanalíticos, além de seções sobre o passe na EBP, sobre a política lacaniana e mesmo alguns cursos oferecidos por colegas da Escola.

Dentre as atividades da Biblioteca, destacamos as Noites da Biblioteca, dedicadas ao lançamento e comentário de livros recentemente publicados sobre temas relevantes da teoria e que trazem ensinamentos sobre a prática de orientação lacaniana, com a presença de seus autores.  E ainda ao comentário de textos extraídos, como por exemplo, de Colofon, revista da FIBOL, assim como de várias outras publicadas pelo Campo freudiano no Brasil ou no exterior.

Mantemos um livro de sugestões, disponível aos usuários da biblioteca, onde podem sugerir a compra de livros e periódicos que venham a ampliar nosso acervo.

Nossa bibliotecária presta uma ajuda inestimável em pesquisas bibliográficas e outros serviços de sua competência. 
 
M. Elisa Delecave Monteiro


Diretora: Maria Elisa Delecave Monteiro
Colaboradores: Manoel Barros da Motta, Vera Avellar Ribeiro, Mirta Zbrun, Adriano Amaral de Aguiar, Maria Angela M. Fonseca Maia, Cleide Maschietto, Angélica Cantarella Tironi, Heloisa Shimabukuru e Patricia Guimarães e Anna Luiza de Almeida e Silva.
Bibliotecária: Jessica Nogueira Gomes