A Escola Brasileira de Psicanálise- Seção Rio de Janeiro é uma das seis Seções da Escola Brasileira de Psicanálise. Fundada em 1995, a EBP é uma das Escolas da Associação Mundial de Psicanálise – AMP e “inscreve-se no movimento de reconquista do Campo Freudiano lançado por Jacques Lacan no dia 21 de junho de 1964, ao fundar sua Escola”.

A EBP-Rio tem por objetivo estudar, difundir e desenvolver a teoria e a prática da psicanálise a partir do ensino de Lacan. A Escola de Lacan tem o compromisso de manter a descoberta freudiana viva e atualizada respondendo aos desafios dos tempos de hoje. A EBP-Rio, dentro do contexto da EBP e da AMP, dá ênfase à formação permanente de seus membros através de diversas atividades, em especial os Seminários de Orientação Lacaniana, da análise pessoal e da supervisão.

As atividades da EBP-Rio, em geral, estão endereçadas a todos aqueles que se interessem em participar e são sustentadas por membros e aderentes. Contamos com os pequenos grupos de trabalhos, denominados de cartéis, que servem tanto de porta de entrada na Seção como o lugar onde membros, aderentes e correspondentes desenvolvem suas pesquisas teóricas e clínicas.

Mantemos uma Biblioteca especializada em psicanálise integrada à Federação Internacional de Bibliotecas do Campo Freudiano(FIBCF) com um acervo de mais 3500 títulos e aberta à comunidade. Além disso, mantemos uma política de publicações e divulgação das atividades científicas composta pela Revista Latusa, impressa e digital, Arquivos da Biblioteca e Agenda.

A EBP-Rio foi considerada Instituição de Utilidade Pública pelo PL nº 3200 de 2002 e pelo DL nº 4090 de 2003 do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A EBP-Rio se organiza em duas instâncias: Diretoria e Conselho Deliberativo.

À Diretoria cabe a tarefa administrativa e é composta de:

Diretoria Geral: Maria Silvia Garcia Fernandez Hanna
Diretoria de Tesouraria/Secretaria: Márcia Zucchi
Diretoria de Cartéis e intercâmbio: Elza Freitas
Diretoria de Biblioteca: Fernando Coutinho Barros

O Conselho Deliberativo é o órgão consultivo e decisório composto por:

Angela Negreiros Presidente
Romildo do Rêgo Barros
Eliana Bentes
Angela Bernardes
Vera Besset
Sandra Viola